terça-feira, 28 de abril de 2009

Para começar bem, pontos e pixels...





Vamos começar do começo, rs. Esse primeiro post é uma celebração da conquista de meu primeiro prêmio fotográfico, no concurso "Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina". Dentre 682 fotos, "Sertanejo, sobretudo um forte" - Fotografia realizada nas comemorações da Independência da Bahia e do Brasil, ficou na 10ª posição. Este reconhecimento é muito importante e estimulante tanto para mim como para o Feira Foto Clube, grupo que lidero e estava comigo na ocasião da foto. Um prêmio sempre é um estímulo e uma tranquilidade ao se perceber trilhando um caminho certo, mesmo que ainda tenhamos muito chão a percorrer. É um concurso de pouca expressão, de natureza regional, mas que me deixou feliz e aliviado. Antes da premiação levei algumas fotos para meus alunos em Feira e alguns dele só comentaram das paisagens e nada falaram das fotos de gente. Tenho uma predileção por fotos de pessoas e pelo documental. Então ao notar que a foto não geraria um minimo de impacto no público leigo fiquei um tanto murcho e reflexivo. Felizmente veio o concurso e me mostrou que algo há de interessante nesse trabalho. Diante das demais fotos premiadas e de um total de 682 fotos enviadas, me sinto feliz com a premiação, mesmo com a modesta colocação em 10º lugar, o que expressa meu pequeno conhecimento fotográfico e todo o nível a melhorar. Outro aspecto interessante, foi o criterio de selecao. Eu nem ia mandar essa imagem do vaqueiro, ia mandar só a imagem do tocador de berimbau sem dentes e com sorrisão largo. A pedido de outras pessoas mandei a do vaqueiro, um clichê, que me rendeu o premio de 200 reais e mais a foto em milhares de cartões postais distribuídos no Nordeste. Isso mostra como ouvir outras pessoas pode ser importante ao pensar em concorrer com fotografias em concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário