segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ensaio Irmãos Simões

Fotografar com profissionais é outra coisa, não é preciso tanta direção, existe um feeling por parte de um modelo acostumado a posar, e isso facilita demais. No entanto, trabalhar com amigos tem um sabor especial e um ritmo, um clima na direção que é diferenciado. Assim, apresento algumas imagens de um trabalho desenvolvido com os Irmãos Simões.
Nesse ensaio, procurei abordar modelos exclusivamente masculinos como forma de mostrar um trabalho diferenciado, além do focado em belas mulheres. Os dois irmãos, Antonio Carlos e Fredy Simões são dois irmãos, mestres de jiu jitsu, ambos com a faixa preta, meus amigos, de quem fui aluno por anos.
Ficha Tecnica:
Fotógrafo: Igor Fraga
Modelo: Fredy Simões e Tuninho Simões
Assistente de fotografia e iluminação: Gal Fernandes
Colaboraram na produção: Nanda Simões e Jhamily
Locações: Avenida Getúlio Vargas e academia Point da Malhação (Feira de Santana-Bahia)
O esquema do Ensaio foi divido em três momentos, um mais casual, e outros dois mais ligados ao esporte, sendo um de jiu-jitsu em tatame e outro ligado a boxe e muay thai em sala própria para a pratica do esporte. Vamos a algumas imagens:
Na fase inicial, em um tipo ambiente já bem conhecido em meu trabalho, fotos casuais em avenida movimentada da cidade. A dica consiste em usar a sombra das arvores para barrar parte da luz solar e assim poder destacar os modelos através dos flashs portáteis SB800.


Strobist info: Dois Flashs nikon SB 800, em potência de 1/8, nas mãos de dois assistentes que usaram os flashs cruzados. o assistente da esquerda ilumina o modelo da direita e vice versa.

Strobist info: Flash Nikon SB 800, em potência de 1/8, nas mãos de assistente que estava posicionado à direita do modelo.


Strobist info: Flash Nikon SB 800, em potência de 1/8, nas mãos de assistente que estava posicionado à direita do modelo.



Strobist info: Dois Flashs nikon SB 800, em potência de 1/8, nas mãos de dois assistentes que usaram os flashs cruzados. o assistente da esquerda ilumina o modelo da direita e vice versa.


No segundo ambiente, dentro da academia, em tatame, o esquema de luz foi mais "pobre" em resultados. Apesar de utilizar duas sombrinhas difusoras com dois sb800 em potencia de 1/4 a cerca de 3 metros, ou seja, utilizar mais equipamento, a luz ficou mais chapada, sem muitos contrastes e sem a dramaticidade necessária a um ambiente de ensaio masculino e ainda mais de luta.

Para enfatizar as tatoos, um detalhe na pós-edição, o uso de máscara de nitidez com leve saturação ajuda a destacar ainda mais as bem feitas imagens na pele dos lutadores.




Na terceira fase do ensaio, a ênfase foi toda no contato do muay thai e do boxe, com golpes em saco e com golpes trocados entre os irmãos com o aparador. Foi uma boa oportunidade para variar bastante o esquema de luz e trabalhar com luz e sombras, buscando a dramaticidade necessária ao tema:


Luz lateral com sombrinha refletora prata, que gerou maiores contrastes na busca de intensificar os volumes e dar um tom intimista à composição.


Fotos de impacto. Sombrinha refletora prata à esquerda do lutador que bate e flash portatil mikona disparado diretamente às costas do lutador que recebe o golpe, de forma a promover luz de recorte.


Mesmo esquema da foto anterior, apenas com a mudança da sombrinha refletora de prata para dourada, para aquecer o tom da cena, induzindo calor e esforço.





Strobist info: Flash SB800 em Sombrinha difusora. potencia 1/4 a 3 metros à direita do modelo. A foto a seguir mantém o mesmo esquema de luz:











É isso gente, mais um trabalho publicado. Duvidas, sugestões e criticas sintam-se a vontade para escrever.

Abraço

3 comentários:

  1. Gostei muito da última parte do ensaio. A edição mais pesada combinaram muito com o tema. Show de bola , parabéns rapaz

    ResponderExcluir
  2. Poha !
    Muito massa seu trabalho Igor !
    Adorei suas fotos Parabéns !
    Além de um eficiente contador e um otimo professor ainda é um excelente fotografo !
    Parabéns mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. Vanessa Nunes (factae)18 de abril de 2010 às 13:25

    Ain também sou apaixonada por fotografias !
    Adorei seu trabalho, tô imprecionada me serve como inspiração para realização de neu sonho !
    Estou inclusive procurando um curso para me especializar ... suas fotos são perfeitas ameeeeeei !!
    Parabéns !
    Eficácia em tudo que faz :)

    ResponderExcluir