quinta-feira, 16 de julho de 2009

Poser - Strobist Power e Flashes Mikonas

Um Autorretrato celebrando a técnica do Strobist que faz tanto a minha alegria e de tantos outros fotógrafos.


Strobist info: Uso de Objetiva Nikon 50mm AFD, foco manual na Nikon D40, disparo de dois flashes Mikonas 330D, através do Rádio Cactus V2s. Fundo infinito de tecido preto preso em dois tripés de estudio WF. "Modelo" a 3 metros do fundo, tratamento em Lightroom e PS.



Recomendo muito os Mikonas, tem sido amigos fiéis e por isso tenho incentivado seu uso por aquelas pessoas que não tem como comprar SBs e EXs assim tão facilmente, já que, para iniciantes ou entusiastas de strobist, não é facil comprar logo dois flashes de marca canon ou nikon. Não digo que é estritamente necessário ter mais de uma luz a disposição, já que podemos usar o sol, um rebatedor ou outro recurso para incrementar a luz, mas não vamos negar que ao menos duas fontes de luz ajudam a equilibrar o esquema não é? Por isso tenho meu SB800 que adoro, e mais dois Mikonas.

Ao custo local de R$ 70,00 reais cada em minha cidade, na Bahia, os mikonas tem funcionado bem com rádios "xing ling", como com o Cactus V2s. Chega uma hora que meu sb800 cansa, não sei se ocorre com vocês. Nesse momento os mikonas pulam na frente. Apesar de limitados (potência fixa e sem articulação) podem ser usados variando a distancia e posição, tripés, etc, e até na sapata da D40 sem queimar, sem problemas de voltagem.

Comprei outro mikona articulado, e não funcionou com o rádio. Devolvi trocando por um 330D. Ah!!! tem ainda fotocélula neles hein? Testadas com o Flash Pop Up da D40 e com o SB800 funcionando perfeitamente. Fica a dica, tem à venda na internet.


Carta de leitor da revista "Fotografe melhor" desse mês relata problemas com o novo SB900. O problema é que um fotojornalista diz que o sb900 esquenta rápido e trava, aparecendo no visor um símbolo de aquecimento no display. A Nikon teria se pronunciado dizendo que esse é um mecanismo programado no sb900 para evitar superaquecimento da lâmpada, que a faria queimar, bastando usar outro flash e o deixar esfriar; Deixa ainda como alternativa desligar esse controle, correndo o risco da queima, e indica que a troca da lâmpada é de 200 reais. Eu sinto meu SB800 travar em finais de ensaio, mesmo mudando a bateria. Então eu creio que é por ai, uso os mikonas e corro pro abraço. Não são sempre cães pit-bulls como os Sbs nas mão do Renato Rocha Miranda mas os mikonas latem baixinho e mordem na hora certa. Rs.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Amigo... tive vendo esses flash com um outro amigo fotografo, porém sendo utilizado numa Canon, saberia me dizer se eles funcionam em uma Nikon D700 em i-TTL e como vc disse aonde vc encontrou esses por 70 reais...
    Se puder me escreva...
    fx7@fx7photostudio.com.br

    Valew e abraços

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, bacana isto, eu também defendo a linha da criatividade. O artista antes de tudo, o resto são apenas ferramentas. Eu comprei recentemente 2 YN560 e 1 YN467 eTTL para minha Canon 7D e trabalham perfeitamente, com fotocélula e controles precisos de potência. Isto à 1/4 do flash top da Canon. Mais uma vez post muito interessante.

    ResponderExcluir