terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Não se leve tão a sério em 2010!


Quando me meti nesse mundo de flashes e iluminação artificial, depois que estive a primeira vez no estúdio de meu amigo e mestre Almir Jr ( www.almirjr.com ), eu sempre vivi na busca de mais e mais material, leitura e informações. Seja através do Digiforum, revistas de fotografia, livros, de material encaminhado pelo próprio Almir, comunidades de Orkut e contatos por MSN com amigos, a busca pela técnica era algo mais que constante.

Falando sobre espontaneidade de modelos que eu já cliquei anteriormente Almir me disse que o segredo era a direção de pessoas, que isso é mais importante que o aparato de equipamento, de luz, complexidade de esquemas, etc. O mais importante é a emoção.
E como aprender a dirigir? Difícil hein? Acho que só prática, prática e prática, mais um pouco de leitura, muita conversa e um tanto de cara de pau. A gente vai aprendendo.
O que complica às vezes é que tanta coisa a administrar, equipamento, luz, fotometria, locação, etc., que a gente pode até fazer um bom trabalho, mas às vezes diminui o mais importante em fotografia, a diversão.

A maioria dos fotógrafos começou como um hobby, como uma atividade recreativa, que só trazia prazer, e eu não sou diferente deles. Mas quantos, ao começarem a fazer algo mais sério, com propósitos mais definidos, perdem essa essência de diversão, de prazer? Perdidos em f-stops, cargas de bateria ou o ISO que não foi o ideal, esquecemos das fotos boas e dos momentos legais para pensarmos no que não foi 100% e que com certeza podia ser melhor. Eu não sou tão diferente deles.
Almir Jr sempre me dizia isso, relaxe mais, curta mais e no final tudo saíra melhor, dizia ele. Não obstante todos saibam que ser auto-indulgente não melhore os resultados, e que nós devemos ser os nossos maiores críticos, se ao final de tudo, das horas de planejamento, da pedreira da execução, do tempo de edição, fotografar não trouxer o prazer que deve trazer, é hora de repensar.
Depois de uma breve pausa por motivos profissionais alheios à fotografia, relendo o livro “O momento do Click” de Joe Mcnally, em uma passagem ele diz que um editor de fotografia mostrou uma foto engraçada de uma mulher com a cara toda maquiada com confeitos de bolo. Ele disse a Mcnally que a fotógrafa era especial porque fazia as pessoas se submeterem a coisas assim, mesmo que em técnica Joe fosse muito melhor que ela, segundo ele. Posto isso, ele disse, eu contrato ela, pois é capaz de fazer coisas assim, e não contrato você. Você se leva a sério demais! É preciso fazer coisas diferentes. Foi o que ele disse.
Eu li isso e lembrei-me das palavras de meu mestre Almir Jr, de como eu me divertí fazendo fotos com alguns amigos e mesmo trabalhando como assistente dele em trabalhos difíceis, subindo duna no calor de praia com equipamento nas costas, um dia inteiro num estúdio frio, mas com a energia da alegria, amizade e companheirismo. Diversão com resultado, essa é a meta.

Que em 2010, eu e muitos de nós fotógrafos façamos nosso trabalho, mas não nos levemos a sério demais, diversão é parte do combustível que nos move. Feliz Ano Novo a todos!
Ps- Foto usando um sb800 e mais um flash mikona, ambos com snoots de cartolina preta. Objetiva 50mm 1,8 em foco manual na Nikon D40.

5 comentários:

  1. Sábias palavras, meu caro!

    Um 2010 iluminado (com 10 flashs remotos ou com luz natural rsrs) pra você!

    Anderson Ivo.

    ResponderExcluir
  2. Palavras valiosas Igor.

    Apesar que a fotografia profissional exige responsabilidades, digamos assim, é fundamental fazer com alegria, é verdade.

    Ótimo final de ano para você.

    ResponderExcluir
  3. Igor,

    foi muito bom ler suas palavras!!!
    Me aposentei do trabalho que não me dava prazer, trabalho com fotografia e me preocupo exatamente com o que você, tão sábiamente, fala!
    Agora que tenho tempo para fotografar, para diversão e para um novo trabalho, porque deixar o prazer de lado? A diversão morrer? Me dou ao luxo, porque estou aposentada, de só aceitar trabalhos que me trazem alegria....e no contato, a gente sente o cliente que vai nos trazer alegria em fotografar!! No mais é viver sem se violentar, sem competições desnecessárias, sem fotografar esquecendo a arte, a diversão e a responsabilidade necessária para um bom trabalho.
    Parabéns...vc me fez mais feliz com seu texto!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto Igor! Há poucos dias vc me disse que eu fotografava demais... tá ai o motivo... diversão meu amigo! Claro que preciso ainda aprender a selecionar ainda mais minhas fotos, mas qd estamos muito envolvidos e no "início de carreira", toda essa diversão e apego atrapalha um pouco isso, mas acho que o segredo está no equilíbrio... Que 2010 seja um ano de boas fotografias para todos nós, de muito aprendizado e principalmente de muita diversão! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. UAU! Me encontrei em seu texto! Tb comecei a fotografar por hobbie, e decidi trabalhar com isso, ainda estou em fase de aprendizado, mas trabalhar me divertindo...pra mim, não tem preço!
    Ao ler seu texto fiquei feliz em perceber que ainda existe pessoas que pensam dessa forma!
    Um ótimo 2010 pra vc!!

    ResponderExcluir