terça-feira, 2 de junho de 2009

Ensaio Manuela Veiga – 1ª Parte

Manuela Veiga, ou Manu Veiga ou Mana, é uma amiga de longa data, que eu vi ainda mais menina treinando com minha equipe de Jiu Jitsu há anos. Manuela, na época sempre chamada de Mana, sempre foi uma menina muito alegre, brincalhona e sorridente. Anos depois, vejo nela um potencial estético para fazer algumas fotos, e depois da beleza morena de Frances, trabalhar com uma modelo loira. Desde o inicio a idéia com Manu Veiga era trabalhar a Manuela, a menina que cresceu, virou uma mulher, estudante de Enfermagem, já em busca de uma carreira, com toques sensuais. Mas o fato de Manuela ainda ser muito conhecida por Mana, não poderia ser esquecido, então montamos 3 looks, que por esperteza dela viraram 4, em uma espécie de transição.

Normalmente gosto de começar pelo look mais básico, e assim começamos com o look de blusa básica e camiseta. Mas como toda mulher, Manuela soube dar seu toque com colares de cores fortes, um pingente com seu nome, um óculos legal e detalhes da maquiagem que ela mesma fez. Esse look mais básico, e composições usando o ambiente normalmente ajudam a modelo, ainda inexperiente, a se soltar mais, a entrar no clima e mudar as posições, poses e olhares.

Tecnicamente, no inicio eu queria partir para algo diferente do trabalho de Frances, em que usei muita luz natural, rebatedores e a sombrinha difusora. Conversando com meu amigo fotógrafo Almir Jr ( http://www.almirjr.com/ ) ele me indicou investir no que ele chama “luz de ataque”, ou seja, mesmo com sol e tudo mais, a luz de um flash tipo speed light, no meu caso o Nikon SB800, tende a dar mais contraste, destaque e beleza quando usado em um lado da modelo, como preenchimento ou como recorte da mesma do fundo, destacando a modelo da luz do fundo e de seu contexto. Entendo como luz de ataque pelo uso do flash direto, que fui ajustando aos poucos com a grande ajuda de Zildgar Jr, amigo e também fotografo que atuou como meu assistente. As pessoas pensam que assistente em strobist é apenas segurar flash; Se fosse assim bastaria um tripé, mas é ele, o assistente, que ajuda na regulagem do flash, da distancia, potência e zoom, o que é fundamental para a agilidade dos ajustes e poupar tempo no alcance dos resultados. Imagine ter que ir lá mexer no flash, em um tripé, a cada ajuste? Até o clima pode ser quebrado. Então Zildgar seguiu minhas orientações e trabalhamos com o flash com zoom bem aberto, por volta de 18mm,direto, sem o difusor, com potencias variando em 1/8 a 1/32, o que ajuda a economizar a carga do Sb800 e ter recargas rápidas. Em algumas fotos o esquema surtiu um bom efeito, e em algumas ficou forte em excesso, mas já me senti a vontade para usar mais o flash direto, o que pode ser uma ótima alternativa para não se andar com trambolhos como tripés e sombrinhas por todo o canto. Essa busca eu devo a Almir Jr que usa sempre apenas os SBs diretamente em fotos externas, onde as vezes posso ajudar como assistente dele, e ao RenatoRochaMiranda, do blog I Love My Job!, que dá ótimas dicas de como se sair bem com os sb800. Vamos a algumas imagens e em breve eu volto com mais fotos e detalhes desse ensaio.


Luz Lateral para dar contraste e volume no rosto:

Flash bem fraquinho e mais distante apenas para preenchimento:

Lateral no corpo mas um pouco mais frontal para não marcar tanto sombras duras:
O flash muito forte e muito lateral pode gerar sombras duras indesejáveis, como nesse close que eu boto como exemplo. O nariz dela ficou com uma sombra que poderia ser evitada com um rebatedor do outro lado, ou mudando o posicionamento do Flash:


Usando a arvore para barrar a luz do sol do outro lado e assim garantir um contraste no lado do rosto oposto à posição do flash:


Até o proximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário