sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mega Model Agency e historinhas visuais

Recentemente o amigo e fotógrafo Almir Jr ( http://www.almirjr.com/) de quem sou assistente ocasional, me propunha fazer um trabalho em conjunto, com conceitos de strobist a partir de um vídeo que recebera de outro amigo fotografo via net. Neste vídeo, gringo, dois fotógrafos e produtores abordavam pessoas nas ruas, com estilos legais de se vestir, e em locais pré-selecionados faziam retratos, geralmente de corpo inteiro, usando dois flashes, com snoots, destacando um acessório, elemento da roupa e a expressão facial do fotografo, reduzindo a luz ambiente através de altas velocidades para destacar o modelo. A idéia era essa.

Como aqui, em Feira de Santana, no meio da rua não é fácil parar as pessoas, convencer a fotografar e ainda achar roupas tão legais em fundos promissores, Almir se comprometeu a conseguir os modelos para posar para a gente, e aí entra a Agência Mega Model (http://megamodelfsa.blogspot.com/) . Na pessoa de sua Diretora, Maria Tereza, modelo experiente, a Mega entraria com os modelos, eu e Almir com as fotos e assim todos ganharam.

Aí Almir teve a idéia de mudar o norte do trabalho, usar uns 10 modelos e incorporar mascaras à composição, todos usando o básico máximo em figurino, calça jeans e blusa básica branca, impessoal. Assim faria múltiplas exposições com um conceito de direção que nem vou detalhar aqui porque a idéia foi dele. E no mesmo sentido de respeito à idéia do autor não me senti a vontade para fazer fotos dentro do mesmo contexto. Ficou acertado que mesmo usando o mesmo equipamento de iluminação (dois Flashes Frata, sendo um solto nas mãos de um assistente, e outro preso a uma manopla, direcionado por snoot que improvisamos) eu faria fotos mais gerais, de portfólio meu mesmo, e que pudessem servir de alguma forma aos modelos que queriam fotos suas mais atualizadas.

Mas logo de cara percebi que estando ao lado de Almir Jr, a fazer um trabalho com contexto tão legal não podia fazer só o basicão. Claro que teria que ter o básico, até porque isso é importante pros modelos, ter algo mais comercial e algo meio de beleza, mas eu não podia perder a oportunidade de ter vários modelos a disposição e com vontade de produzir algo legal.

Então ali, na hora, comecei a pensar algumas situações que formassem historinhas visuais, contextos e narrativas com fotos, como se além dos modelos, roupas ou acessórios (nas minhas fotos eles incrementavam em algum detalhe), eu pudesse mostrar atitude.
Isso tem sido uma busca constante em meu trabalho. Mesmo que eu faça fotos mais comuns de meus modelos, sempre tento incorporar um algo mais nas fotos, algo que seja uma brincadeira com seu estilo de vida, personalidade, fantasia, profissçao, hobby, etc. A oportunidade com a Mega era melhor ainda, pois muitas opções estavam ali ao alcance, bastando apenas imaginação. Tempo curto pra pensar, dirigir e seguir pra próxima foto de Almir e minha, mas surgiram algumas idéias e as tentei por em pratica.

Assim destaco as seguintes fotos em que usei o conceito de narrativas visuais:

Nessas duas primeiras fotos, as minhas duas primeiras do dia, fiz dois cortes para valorizar a roupa e a expressão da modelo em um corte mais fechado e no corte mais aberto valorizar a distancia entre as modelos e os planos. Recebi bastante criticas quanto ao esquema de iluminação, que segundo muitos, requer outro flash ao fundo, nas modelos secundárias, mas na narrativa que buscava a idéia era justamente ofuscar as modelos de trás e deixar todo o destaque à modelo principal:




Strobist info: Dois Flashs Fratas, ambos em carga total, um lateral na altura da cintura do modelo à direita e outro à esquerda de cima pra baixo em uma manopla com snoot para centrar o feiche apenas no rosto do modelo.



Nessa outra foto, usei os fratas de outra forma, um iluminando lateralmente o modelo a mascara preta, com expressão corporal mais agressiva, e o snoot iluminando o rosto do modelo do meio e parte do rosto do outro modelo. Como ponto negativo a arvore ao fundo me incomodou bastante na pós edição, me relembrando maior cuidado com o fundo, algo que já me preocupa com constância.



Strobist info: Dois Flashs Fratas, ambos em carga total, um lateral na altura da cintura do modelo à direita e outro à esquerda de cima pra baixo em uma manopla com snoot para centrar o feiche no rosto do modelo central.



No terceiro clique dessa série, já estava usando o cãozinho (forma carinhosa de chamar o SB800 pelo grande Renato Rocha do blog I Love My Job), iluminando o modelo com o cone na mão, elemento principal da cena. Mais uma vez o fundo poluído incomodou.


Strobist info: Flash SB800 direto à direita do modelo com o cone em potencia 1/4, zoom 18mm a cerca de 3 metros do modelo.

É isso aí, alguns erros ocorreram, mas ao menos foi tentado, e com erro se aprende, ao menos não fiquei triste por não ter ousado mais e caído no meu grande medo, o maior deles como fotografo, que é virar um imitador de mim mesmo.

Nos próximos posts mostro outras fotos desse trabalho. Até breve!

2 comentários:

  1. Gostei muito desse ensaio ,assim como você , gosto bastante de luz direta e alto contraste e esse ensaio é um excelente exemplo.
    Parabéns mestre , muito sucesso pra ti

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo!!! O nosso amigo Renato miranda usa muito este estilo. Adorei o formato do blog também!

    ResponderExcluir