segunda-feira, 4 de maio de 2009

Beleza e contestação...

Veja o que é a coincidência ou o que eu encaro como desígnios superiores. Certo dia me deu uma vontade de fotografar minha irmã Yara numa tarde comum de final de semana. Sem muito preparo, apenas câmera na mão, a chamei para bater umas fotos, e eis que ela aparece com uma boneca Barbie nas mãos e eu vi ali, instantaneamente, uma imagem de contestação. Na Bahia, mais de 80% da população é negra, e mesmo assim as peças publicitárias são em sua maioria com modelos brancas, altivas, européias ou americanizadas como a Barbie. E isso não se traduz apenas na publicidade de moda e consumo, mas em peças publicitárias comuns, de eletrodomésticos, supermercados e tudo o mais, representando uma imagem diferente do mercado consumidor alvo, acostumado a essa diferenciação. Felizmente isso tem até mudado um pouco recentemente. Yara, com a facilidade que tem em posar, nem precisou ser dirigida, gerou uma série de expressões que em cliques seqüenciais possibilitou até que se montasse um composite com essa relação de identidade cultural, de beleza e valores da sociedade. Meu viés ali era mais de critica social, mais foto jornalístico que de um ensaio de beleza ou expressão, mas talvez ali aparecesse o gérmen de meu objetivo futuro de compor ensaios com algum objeto que tivesse algo a acrescentar no contexto simbólico da modelo, além de sua expressão facial, corporal e traços.










Nenhum comentário:

Postar um comentário