terça-feira, 12 de maio de 2009

Ensaio Frances Simas 1º Look

Iniciando as postagens de fotos mais atuais, mostro o começo de meu trabalho propriamente com ensaios. Para tanto convidei Frances Simas para posar para mim em locação no Parque da Cidade em Feira de Santana-Bahia. O local foi escolhido pelo seu aspecto muito verde, natural e com vários ambientes. A referência que tive foi dos catálogos de moda da gripe Morena Rosa e Maria Valentino, que tem um estilo que gosto bastante, com fotos externas e de ar leve. Para tanto compus com luz natural, luz de flash speed light difundida em sombrinha, seguindo os conceitos do strobist, e luz rebatida.
Utilizei como equipamento minha câmera Nikon D40, a objetiva 55-200mm VR, um flash sb800 acoplado a uma sombrinha difusora através de um suporte tipo haste, próprio para esse fim, além de rebatedores dourados e prateados improvisados com o papel laminado colado em folhas de isopor, gambiarra, porém eficaz. (Vide fotos do making of).
Fui assistido por amigos do Feira Foto Clube, que se revezaram na assistência fotográfica para a realização do ensaio, que foi dividido em três looks, que corresponderão a três postagens aqui no blog, nas quais falarei da execução, mostrarei algumas fotos e as idéias por trás delas.
No primeiro look, mais básico, Frances usou calca jeans escura e blusa branca, com colar colorido, artesanal, maquiagem leve, clara e um ar mais sério, esquentando no inicio do ensaio ainda, o que me foi muito útil na idéia de passar uma imagem de mulherão dela, mais madura e menos menina.

Imagem utilizando apenas luz natural:

Um bom bate papo foi fundamental para dar o ritmo do ensaio:




Montagem e ajuste do Flash Nikon SB800 no tripé e sombrinha difusora:


Usa-se o flash disparado diretamente na sombrinha, que difunde a luz, tornando-a mais suave e destacando a expressão da modelo.

Além disso, usei o recurso de rebatedores, para jogar a luz dourando ou prateando diretamente sobre o rosto e colo da modelo, a destacando da luz ambiente.
Rebatedor prata

No proximo post, mais comentários sobre esse trabalho, detalhes de execução e idéias de diferenciar as fotos não só pela roupa mas pela composição das imagens.
Quem quiser saber mais desse look, e ver as principais fotos assista ao video através do link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário