domingo, 10 de maio de 2009

Experimentalismos e o strobist...

Logo após minha experiência em estúdio fotografando Malu, o interesse em iluminação artificial só aumentava, e foi aí que conheci a sala de iluminação artificial do Digifórum, e pude ter os primeiros contatos com o strobist. Strobist é um nome americano que se refere a uma técnica de iluminação e composição baseada, sobretudo no uso de flashes dedicados, estilo speed light (linha SB da Nikon e linha EX da Canon), disparados remotamente via rádio ou fotocélula. O que essa técnica permite é o uso criativo da iluminação em função de um ângulo diferente do simples disparar o flash acima da câmera, conectado a sapata. Essa pratica muito comum, mesmo que potencializada por quem sabe rebater bem o flash, leva a resultados mais padrões, tecnicamente exatos, porém pouco criativos. No strobist, aprendemos a varias ângulos, conjugar flashes conjuntamente, improvisar snoots, softboxes caseiros, rebater, difundir e concentrar luz através do zoom do flash, entre outras técnicas. Dê uma olhada no site WWW.strobist.com .
Devorei o tópico inteiro do digifórum sobre esse assunto, e mesmo sem muita coisa comecei meus experimentos. Para isso usei inicialmente um disparador via rádio no estilo cactus, só que o meu era a imitação da imitação da imitação hehe. Apenas um emissor e um receptor, que liguei a apenas um sb800 em um tripé, colocado lateralmente à modelo, novamente minha irmã Yara Santos.
Mas faltava algo mais, a cereja do bolo, então, em uma tarde sem muito que fazer, comprei papel metro branco, duas folhas, uni as duas dando um papel de cerca de 5 metros de largura por 2,5 de altura, e colei vários pedaços de jornais em P&B nele, de forma meio aleatória e outras vezes pensada, de forma a criar um grande fundo infinito, que seria colocado no quintal de minha casa, pendurado em um varal de roupas, tendo a frente minha irmã iluminada lateralmente e às vezes a 45 graus pelo sb800 no tripé disparado pelo rádio. Também foi a estréia de minha nova objetiva, parceira forte, a 55-200mm VR, que se mostrou muito versátil no enquadramento e na fotometria dessas fotos. Coloquei-me na parede oposta, fotometrei, aumentei o zoom do flash para concentrar bem a luz no rosto e ombros de minha Irmã, a coloquei mais distante do fundo para que a luz evitasse incidir sobre ele, procurei trabalhar com aberturas maiores para dar uma leve desfocada no fundo, para que as informações nele não chamassem mais a atenção que o rosto de minha irmã, trabalhei com color e P&B ma edição, pensando em destacar a modelo colorida em fundo P&B e em destacar a mesma em P&B através da luz em seu rosto e contrastes.
Aí estão postados os resultados desse meu primeiro strobist, que depois foi devidamente comentado e criticado por vários lugares que busquei, como amigos no flickr, comunidade “Comente a Foto” do Orkut, grupo “Crítica Fotográfica”, membros do Feira Foto Clube, amigos como Almir Jr, Allan Louros e Henry Fróes, que são fundamentais na revisão e correção e meus trabalhos, além de ser revisto pelo próprio grupo de estudos de iluminação artificial do Digifórum bem como nosso tópico da Nikon D40. As principais criticas e sugestões foram:
1 - Trabalhar com o fundo mais neutro, com menos fotos na colagem do mesmo, o que vou providenciar, colando por cima paginas apenas com letras, para evitar que o fundo chame muito a atenção.
2 – O rosto de Yara ficou bem marcado por sombras, foi recomendado difundir um pouco a luz do flash, que foi flash direto, e usar rebatedor na face oposta à do flash, de forma a rebater um pouco de luz amenizando a intensidade de sombras duras no rosto dela.
3 – Sugestão interessante do Allan, colocar um flash atrás dela com uma espécie de snoot de cartolina mesmo, e direcionar a luz de duas maneiras, ou voltada ao fundo nas costas dela para tentar dar um degradê no mesmo, ou voltada pra Yara para dar um recorte que a descole ainda mais do fundo.
Ótimas criticas e sugestões, que viriam e vêem a influenciar em novas fotos e assim continuamos nossa batalha. Façam suas criticas e sugestões também, é assim que se evolui.





Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog. Acho que todo mundo hoje em dia tem um. (inclusive eu! rs)

    O seu post desmistifica a iluminação fotográfica como algo inalcançável ou muito distante. Mas se me permite uma observação, a iluminação (seja de qualquer tipo, inclusive com flash remoto) é apenas mais uma técnica a ser usada. No meu caso, eu chego a fazer ensaios completos sem nenhum tipo de iluminação além da natural. Acho que o maior segredo é usar o que tiver a disposição.

    Já que gosta de blogs, dá uma olhada nesse daqui: http://renatorochamiranda.blogspot.com/

    ABraço

    ResponderExcluir