quarta-feira, 6 de maio de 2009

Objetiva 50mm f/ 1,8

50mm 1,8. Há tempos que eu ouvia dizer que uma lente 50mm, uma lente chamada normal, seria uma escola de composição. Dado o fato da lente ser fixa, ela nos liberta do comodismo de ficarmos parados, mexendo apenas no anel de zoom, o que geralmente limita nosso olhar, nosso enquadramento que pode ser melhorado com passos para frente, para trás, ângulo mais baixo, mais alto, etc. Assim que recebi essa que foi minha primeira aquisição importante eu peguei o carro, levei minha irmã Yara ao Parque da Cidade em Feira de Santana e rascunhei um ensaio com ela explorando suas expressões e um pouco da paisagem. Hoje em dia uso muito uma teleobjetiva, mas os aprendizados de utilizar a 50mm fixa, em foco manual (na Nikon D40 essa objetiva não permite foco automático), com grande desfoque, ainda muito me servem. E vez ou outra olha lá a 50mm na câmera.







2 comentários:

  1. realmente a 50mm fixa é a melhor lente e o melhor caminho para se tornar uma grande fotografo, annie leibovitz começou com uma 50 fixa. justamente pq ela nao nos dá espaço para sermos "folgados"
    sucesso pra vc sempre e boa luz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Paulo. Postar um blog é sempre interessante pela possibilidade de interagir com outras pessoas de mesmo interesse sem a volatilidade de fóruns ou comunidades em que muitas vezes a pessoa entra, capta a informação que quer e some. Bom exemplo de Annie Leibovitz e porque não citar Bresson? Que munido de sua Leica com objetiva 50mm e baixissimo ruído conseguiu flagrantes tão incríveis? Talvez o fato de não usar o zoom e reenquadrar tenha sido fundamental para ele ter o sangue frio e a paciencia de apertar o dedo apenas no momento certo. abraço.

    ResponderExcluir